Quando estamos desenvolvendo um MVP ou um projeto de estudo, a busca por "API CNPJ Grátis" é natural. Existem diversas opções no mercado, inclusive a própria API pública da Receita Federal (que possui severas limitações de requisição).

Porém, quando o assunto é uma aplicação em produção — seja um ERP, um E-commerce ou um CRM — a economia de alguns reais pode se transformar em um prejuízo de milhares.

Os 3 Pilares da API Profissional

1. Disponibilidade (Uptime)

APIs gratuitas geralmente não oferecem garantia de nível de serviço (SLA). Se o servidor cair na Black Friday, seu checkout para. A NextAPI monitora sua infraestrutura 24/7 para garantir 99.9% de uptime.

2. Rate Limits (Limites de Velocidade)

A maioria das APIs públicas limita você a 3 consultas por minuto para evitar sobrecarga. Imagine seu time de vendas tentando cadastrar 50 leads e tendo que esperar 20 minutos. Nossos planos pagos permitem milhares de consultas simultâneas.

3. Suporte e Segurança

Quem você chama quando a API para de responder? Em serviços gratuitos, a resposta é "ninguém". Além disso, APIs profissionais garantem criptografia (HTTPS) e conformidade com a LGPD, protegendo os dados dos seus clientes.

Comparativo Rápido

Feature API Pública NextAPI
SLA Nenhum 99.9%
Velocidade Lenta (>2s) Rápida (<200ms)< /td>
Limite 3 req/min Ilimitado*

Conclusão

O barato sai caro. Para garantir que sua operação nunca pare, invista em uma infraestrutura dedicada. A NextAPI oferece planos a partir de valores acessíveis para startups.